sexta-feira, 8 de junho de 2012

TERCEIRO LUGAR NO III PRÊMIO LITERÁRIO LEGISLATIVO (RS)


Poema Abrasileirado Poetizando o Mundo!


No dia 10 de maio de 2012, com a poesia “Poema Abrasileirado”, conquistei o 3° lugar no III Prêmio Literário Legislativo de Caçapava do Sul (RS) na categoria “Poesia - Acadêmicos”.

O concurso que recebeu 433 inscrições de autores nacionais e internacionais (Japão e Suíça) culminou com a produção de uma antologia com os contos, crônicas e poesias vencedoras.

Expresso meus sinceros agradecimentos aos membros da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul (RS) e da Casa do Poeta Caçapavano pela realização deste projeto que enaltece a cultura brasileira anualmente. Também agradeço a todos aqueles que me incentivaram e a Deus pelo dom da criação poética. 


O PRÊMIO



O concurso foi realizado pela Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul em parceria com a Casa do Poeta de Caçapava do Sul- CAPOCAÇA.

A sessão ocorreu no Salão Paroquial onde foi homenageada também a comissão organizadora da XXII Feira do Livro a vereadora Rosilda Freitas, ex-presidente do Legislativo e incentivadora do Prêmio. Em virtude da ampla divulgação, houve participação de 433 escritores nacionais e internacionais inscritos em diversas categorias. 

No estilo poesia, categoria Ensino Fundamental, as vencedoras foram: Graziela Nunes, (3° lugar) Letícia Antunes (2° lugar) e Alice Pereira (1° lugar). Marwio Câmara (3° lugar), da cidade de Santa Cruz, RJ, a caçapavana Karolene Ramires (2° lugar) da Escola Técnica Rubens da Rosa Guedes e o Érecles Horstamm (1° lugar) de Tijucas, SC foram os ganhadores na categoria Ensino Médio.

A aracatiense Karline Batista conquistou o 3° lugar com a poesua “Poema Abrasileirado” ao lado de João Paulo Hergesel de São Paulo (2° lugar) e Antônio Baracat (1° lugar), da cidade de Itabuna na categoria Acadêmicos.

Maria Celeste Carloto (3° lugar), André Soares (2° lugar) e o caçapavano Ubiratã Soares (1° lugar) foram os premiados na categoria Pessoas da Comunidade.

No estilo conto, o 3º lugar foi para Paula Giovana Santos, o 2° para Ana Paula Rodrigues e Matheus Alves conquistou o 1 ° lugar na categoria Ensino Fundamental.Na categoria Acadêmicos os caçapavanos Edson Luis marques e Roger Fabiano Alves ganharam os 3º e 2º lugares ficando o 1° lugar para João Paulo Hergesel da cidade de Sorocaba, SP.

Márcia Regina Araujo (3° lugar), Edweine Loureiro (2° lugar) e Silvana Michele Ramos (1° lugar), moradora do estado do Pará, que compareceu à premiação e prestigiou Feira do Livro, foram os vencedores na categoria Comunidade.

Na ocasião a vereadora Rosilda Freitas e a Presidente da Casa do Poeta, Felícia Lopes agradeceram a todos que tornaram este evento possível dando continuidade ao Prêmio.

Houve o lançamento da antologia “3º Prêmio Literário” com uma sessão de autógrafos com os escritores homenageados presentes. Os vencedores receberam exemplares e parte dos livros será doada para órgãos educacionais.

O evento encerrou-se com o enaltecedor discurso do Presidente da Casa, Ilson Tondo, comentando sobre a importância da cultura e a necessidade de incentivos a ressaltar o engrandecimento do Prêmio que já alcançou o cenário internacional. 

MEU POEMA

Poema Abrasileirado

Piano à beira do abismo
É niilismo, é niilismo.
Tecla a tecla, ouço um gemido.
Sol ferido, sol ferido.

Tamoio, Tamoio
Me traz um cocar
Maloio, maloio
Carnaúba, caju e cajá.

Vitrola tocando tango
Eu sambo, eu sambo.
Cantilena to be or not to be
Sou mais tupi, sou mais tupi.

Crioulo, crioulo
Me ensina a gingar
Vernáculo, vernáculo
Luso-afro-tupinambá.

*Baixe gratuitamente o livro " III Prêmio Literário Legislativo" 


2 comentários:

Ygo Maia disse...

Parabéns Karline, você merece.
Poema muito bom...
Quando eu li, até fiquei
imaginado como se fosse uma música...
hahaha
Beijos!!

Karline Batista disse...

Olá Ygo!
Obrigada pelas palavras.
De fato esse poema me saiu com cara de cantilena, música, mantra uma coisa assim rsrs.
Ah! Se quiser ler a antologia com os textos vencedores é só baixar pelo link da postagem.

Abraços e mal posso esperar pelo " Teto de Vidro" !

Postar um comentário

Oba, vamos interagir?