sexta-feira, 14 de maio de 2010

Filosofia do Ter

Certa noite ouvi a seguinte frase: O homem busca o Ter no lugar de Ser. Aquelas palavras , aparentemente um clichê, soaram dentro de mim de forma distinta das outras vezes, e isso graças a continuação do discurso do entrevistado que ia exemplificando sobre as escolhas que fazemos ao longo da vida, nossas atitutes e acima de tudo as propagandas.E sabe de uma coisa? Ele tinha razão .

Quantas vezes avançamos em uma ordem inversa no caminho de nossas vidas.Priorizo o ter em exclusão do ser. Não quero com isso levantar uma bandeira radicalista, cínica e sem noção alguma em negar a utilidade do Ter.Mas posssuir não basta!! Objetos são acessórios e não elementos cruciais e determinantes.

Enquanto que a ordem  natural seria: Estudar+ Emprego+Ter, estamos efetuando outra operação. Ter+Ter+Ter. Não preciso dizer quão vazio é este resultado....Estes seguem a filosofia do Ter: tenho que ter para Ser... e não percebem que nunca terão muitos menos serão.

Fechamos as nossas vidas a existências cometas, que não se firmam nem se prendem, apenas deixam quando muito um rastro de modismos tão duráveis quanto pegadas na beira da praia.

Ter é consequência do Ser, apesar das propagandas falarem o contrário.
Ter é parte do Ser, mas o Ser não é parte do Ter, ainda que este tenha sua importância.
Ter o carro do ano, a casa dos sonhos fazem parte, mas não são O todo: este é guardado somente para o Ser

Karline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oba, vamos interagir?