quinta-feira, 13 de maio de 2010

Duas Semanas Com Júlio Verne.

Quando Lemos Um Livro com L Maiúsulo




Acabei de virar a última página de um dos livros de Júlio Verne.Para minha surpresa e espanto eu ainda não tinha lido nada deste escritor , o que acho uma extrema bola fora de minha parte.Mas há sempre oportunidades para se redimir e não dispensei a minha.

O livro escolhido foi as 20.000 léguas submarinas e o mais surpreendente na obra de Verne é a atualidade do tema e não menos intriseco ainda é que se trate de um texto escrito na segunda metade do século XIX. Narrativa intrigante, minuciosa  sem chegar ao fastio.O mar, que ainda é um mistério para nós, é desvendado por uma tripulação enigmática no qual três personagens  farão parte acidentalmente e o que antes era um monstro, se revela uma avançada obra da engenharia naval desconhecida pelo mundo. A estranha máquina de nome Nautilus foi construída para ser independente dos recursos terrestres, revelando uma vida à parte do seu capitão que assume uma postura de desvinculo com a terra, fazendo dos mares seu reino absoluto.

Vou lhes poupar de um resumo mais demorado e minucioso, o que faria com total prazer e entusiasmo,  pois a dica que fica aqui é: leiam Verne e se perguntem a cada leitura desses best-sellers atuais se daqui a 100 anos ainda estaram falando desses livros que estampam a cada semana as primeiras posições em recordes de vendas.Não quero com isso desprezar ou desmerecer as novas gerações, mas enfatizo que eles devem beber de fontes como Verne,Saint-Exupery,Machado entre outros se quiserem produzir algo bom não só para o bolso deles, mas para a humanidade.


Karline

2 comentários:

Danilo LaGuardia disse...

Realmente Julio Verne é um escritor espetacular. Li três livros dele:

20.000 Léguas Submarinas. Conta as desventuras de Pedro Aronax no submarino Náutilus com o capitão Nemo (Detalhe, quando o livro foi lançado, não existiam submarinos, e ele conseguiu criar uma descrição espetacular, resguardadas as limitações).

A Volta ao Mundo em 80 Dias. Conta o percurso de Filleas Fogg para atravessar o globo para vencer uma aposta.

Viagem ao Centro da Terra. (Ótimo também).

Recomendo todos. www.canhotoshumanos.blogspot.com

Karline Batista disse...

Valeu pelas dicas e esse foi um dos detalhes que me chamou atenção no livro dele.Esse pioneirismo associado a imaginação.Fantástico.

Obrigada pela visita. :)

Postar um comentário

Oba, vamos interagir?