segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Slow Fashion [ O QUE É ISSO ?]

Moda Desacelerada



Alô consumistas de plantão! Vivemos em uma sociedade centrada em valores e estilos efêmeros. O que era a última moda hoje já será antiquada na manhã seguinte e, com isso, aqueles que não querem ficar de fora das tendências sofrem pressão constante para comprar, comprar  e comprar.

Como solução para desacelerar esse consumo indiscriminado que tanto agride ao meio ambiente e ao seu bolso é que surge o Slow Fashion, ou a moda lenta. Com a ideia de valorizar as peças clássicas que não caem de moda, fabricadas com materiais recicláveis ou feitas à mão o slow fashion vem ganhando adeptos no mundo todo. Outro ponto é que a slow fashion levanta a bandeira da causa trabalhista respeitando o seu empregado, colocando-os em condições dignas de trabalho, sem recorrer ao trabalho infantil. 

Valoriza-se o consumo responsável, preservando os recursos naturais, concebendo valores como consciência ética e respeito com o meio ambiente. Opõe-se a conceitos como estações no qual as modas sazonais dão espaço às atemporais propondo um consumo sustentável.   

Outras características são a sustentabilidade, a moda desacelerada (aquela feita para durar), utilizando materiais eco-friendly, sem procedimentos como a lavagem e tingimento que contêm abrasivos, pautando-se no Comércio Justo( Fair Trade principles). Peças organicamente criadas e que trazem uma positiva mensagem ao usuário em contraste a futilidade reinante nos vestuários atuais. Suas marcas são a longevidade e a qualidade fomentando o consumo consciente, visando a responsabilidade sócio-ambiental não esquecendo de levar em conta a procedência do produto e suas condições de produção. Incentiva a compra moderada, opção por peças neutras, compra em bazares e até a troca de roupa entre amigos.Elena Garcia,  Zoica MateiMiksa e Tamman são alguns nomes que apostam nesta nova concepção de roupas perenes. 

Enquanto nós, consumidores, devemos apoiar também essa ideia que mais do que uma tendência é uma necessidade , um ato de zelo pelo planeta. 

Bjokas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oba, vamos interagir?