sexta-feira, 23 de abril de 2010

Dia de São Jorge à Catalana

Diada de Sant Jordi

Por Karline



Quem nunca ouviu falar de São Jorge e o Dragão que atire a primeira pedra...na lua!O mito do ser emblemático que vive no solo lunar e que acompanha os atos das crianças sempre foi presente no imaginário infantil devido as mil advertências da vovó:

- Olha o que você faz , porque São Jorge tá vendo...

Mitos e ameaças a parte, hoje é o dia desse santo tão popular que  é comemorado de forma diferente na região autônoma da Catalunia ( Espanha). Por lá, é costume as mulheres presentearem os homens com livros e os homens oferecerem flores às mulheres.A tradição, segundo alguns autores, vem desde o século XV,além de ser tido como o dia dos namorados é também celebrado por ser ,São Jorge, o patrono da comunidade catalã.As ruas de Barcelona são tomadas por vendedores de flores e bancas de livros, onde muitos autores aproveitam para expor suas obras fazendo-se presentes em sessões de autografos.Um dos que lá estão neste ano é o autor Manuel Rivas que já conta com uma vasta série de publicações incluindo o livro que deu origem ao filme A linguagem das Borboletas.

Aqui no Brasil o santo também é tido como patrono não-oficial do Rio de Janeiro e cultuado por religiões afro-brasileiras.

E para quem ainda não sabe quem é a figura ( o que acho muito raro, mas não impossível) vai aqui um breve resumo da história que lhe rendeu maior notoriedade.

Uma Princesa ,um Dragão e Um Jovem.

O lugar comumente citado é  a Capadócia ( Turquia), ainda que haja versões que apontem Montblanc. O fato é que conta-se que ali existia um dragão que aterrorizava o lugar e para prevenir maiores desastres, os habitantes combinaram com o monstro para que a cada dia, um habitante escolhido aleatoriamente por sorteio, fosse entregue  a ele para ser devorado.Dia após dias foi assim até que a sorte caiu para a princesa, que apesar de muitos se oferecerem para irem em seu lugar, decidi dar-se em sacrificio.

 Ela segue caminhando até o local e quando está prestes a ser devorada, surge um nobre e valente jovem chamado Jorge,que crava a lança no peito do dragão findando com aquele ciclo de horrores e do sangue que jorrava do coração do dragão nasceu  uma rosa de singular beleza.

A história tornou-se célebre geração após geração , entre mitos e verdades , a existência do santo é confirmada por outros e verdadeiros atos de sacrificio e demonstração de seu amor e devoção a Deus tendo sido cultuado dentro da comunidade cristã desde o século IV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oba, vamos interagir?